Menu:

 

 

Visite:

 

Clique nesta imagem para acessar o site do Colégio Voltaire.

v

 

 

 

Área Biológica

 

Ciências Biológicas

Alinhadas com biotecnologia e ecologia, estão as tradicionais áreas de estudo dos biólogos: identificação de fósseis animais e vegetais (paleontologia), investigação do funcionamento das células (citologia), estudo de parasitas (parasitologia), das propriedades físicas dos seres (biofísica), da organização dos animais (zoologia) e da flora (botânica). As reações químicas dos seres vivos formam o campo de estudo da bioquímica, enquanto a microbiologia e a imunologia se ocupam dos processos internos de defesa e dos efeitos dos microorganismos. Dentro dessas áreas, há um vasto campo de atuação. O biólogo pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas, na indústria (alimentícia, de fertilizantes e de extração de vegetal, entre outras), em jardins botânicos, reservas ambientais, estações de tratamento de água e esgoto, entidades de reflorestamento e ONGs. A maioria, no entanto, vai para a área educacional, lecionando no ensino médio e fundamental ou atuando em pesquisa.

Curriculum Básico:

Anatomia, Bioquímica, Patologia,Histologia, Farmacologia, Microbiologia, Citologia, Imunologia, Parasitologia.

Aptidões Desejáveis:

Pelo fato do profissional passar boa parte do tempo em laboratório lidando com pesquisas é necessário ter memória apurada, capacidade de concentração, ser meticuloso, exatidão e perseverança.

Especializações Possíveis:

Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Biotecnologia, Farmacologia, Genética, Histologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia.

Campos de Atuação:

Instituições de ensino e pesquisa, Laboratórios, hospitais, magistério, Clínicas.

 

Ciências Biomédicas/Biomedicina

O biomédico dedica-se à pesquisa na área de Ciências Biológicas voltadas para a medicina, atuando entre a medicina clínica e científica. Investiga as doenças humanas através de observações, exames e testes feitos nos organismos. Identifica as origens dos males e os meios para combatê-los; realiza exames e interpreta resultados, trabalhando em conjunto com outros especialistas da equipe médica.

Curriculum Básico:

Histologia, Farmacologia, Bioquímica Clínica, Microbiologia, Patologia, Citologia, Imunologia, Parasitologia

Aptidões Desejáveis:

É necessário ter memória apurada, capacidade de concentração, exatidão , meticulosidade, iniciativa e perseverança.

Especializações Possíveis:

Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Biotecnologia, Farmacologia, Genética, Histologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia.

Campos de Atuação:

Instituições de ensino e pesquisa, Laboratórios, hospitais, magistério, Clínicas.

 

Educação Física

O profissional da Educação Física pode se dedicar a diversas áreas desde recreação, como também condicionamento físico ,ensino e treinamento esportivo. A finalidade será sempre a de desenvolver o hábito da atividade física, educar os movimentos e dar preparo físico e condicionamento. De acordo com a especialização cursada poderá organizar , dirigir e promover a prática esportiva. Atualmente, com o interesse crescente na prática das mais diversas modalidades e atividades esportivas o professor de Educação Física também pode exercer a função de Personal Training.

Curriculum Básico:

Fisiologia, Psicologia, Ortopedia, Biologia, Anatomia, Biometria, Socorros Urgentes

Aptidões Desejáveis:

O Professor de Educação Física necessita antes de tudo gostar de práticas esportivas. Por isso, é indispensável ter coordenação motora, ser dinâmico, criativo e capacidade de liderança. E também se manter em constante atualização sobre novos métodos e técnicas esportivas.

Campos de Atuação:

Magistério de 1º e 2º graus, academias de ginástica, clubes, associações esportivas, grandes empresas, clínicas de recuperação.

 

Enfermagem

O Enfermeiro é o auxiliar do médico no tratamento. É o responsável pela observação, cuidado, evolução do estado do enfermo. Orienta a respeito da saúde e medicação, coordena o trabalho dos técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem. Cuida da distribuição de material médico hospitalar, encaminhamento de pacientes e das tarefas ligadas à prática da medicina.

Curriculum Básico:

Introdução à Enfermagem, Biologia, Psicologia, Microbiologia, Enfermagem Médico Cirúrgica, Enfermagem Materno Infantil, Administração Aplicada.

Aptidões Desejáveis:

É indispensável ter equilíbrio emocional habilidade manual, capacidade de organização, atenção concentrada e boa capacidade de observação.

Especializações Possíveis:

Enfermagem Geral, Enfermagem Médico Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem de Saúde Pública.

Campos de Atuação:

Hospitais públicos e particulares, Clínicas, Casas de Saúde.

 

Farmácia e Bioquímica

O Farmacêutico e Farmacêutico Bioquímico estuda os efeitos e as reações que os medicamentos provocam em organismos vivos. Ele pesquisa e prepara:medicamentos, produtos higiênicos e de beleza. Tem um campo de atuação ampla já que analisa e controla produtos industrializados para saber se estão contaminados ou não, verifica se medicamentos estão dentro do prazo de validade, realiza exames e análises laboratoriais. As áreas de Biotecnologia e Cosmetologia estão em constante crescimento, onde o farmacêutico também é requisitado no mercado de trabalho.

Curriculum Básico:

Biologia, Física, Química, Complementos de Matemática e Estatística, Físico-química, Botânica, Microbiologia e Imunologia.

Aptidões Desejáveis:

É preciso gostar da área de pesquisa, ter habilidade numérica e atenção concentrada, meticulosidade e boa visão.

Campos de Atuação:

Pode atuar em farmácias comerciais, Hospitais ou em serviços de saúde; Indústrias de alimentos, Indústria de cosméticos, Indústrias de produtos higiênicos e em Laboratórios de análises clínicas ou toxicológicas.

 

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia estuda a linguagem, a audição, suas perturbações e tratamento com a utilização de técnicas e métodos específicos. O Fonoaudiólogo é o terapeuta que previne e diagnostica distúrbios de linguagem e audição , aplicando métodos e técnicas de tratamento e reabilitação. Identifica problemas como: surdez, mudez, gagueira e de dicção. Atua também na área de saúde do trabalhador, visando à prevenção, identificação e correção dos distúrbios funcionais de audição ou fala.

Curriculum Básico:

Psicologia, Anatomia, Bioquímica, Pedagogia, Fundamentos de Biologia, Fundamentos de Física, Biofísica Lingüística.

Aptidões Desejáveis:

É preciso sensibilidade, capacidade de interpretação e análise, atenção concentrada e perseverança.

Especializações Possíveis:

Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia Estética e Fonoaudiologia Terapêutica.

Campos de Atuação:

Hospitais, Clínicas, Escolas, Instituições Públicas.

Medicina

Estuda as causas das enfermidades e pesquisa os meios para combatê-las. O médico faz exames clínicos, prescreve medicamentos, realiza cirurgias, cuida da saúde das pessoas, e atua em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde pública.

Curriculum Básico:

Anatomia, Histiologia, Biologia, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia, Iniciação ao Exame Clínico e Bioquímica.

Aptidões Desejáveis:

Antes de tudo, para ser Médico é preciso ser apaixonado pela profissão, ter interesse no próximo, ter habilidade social, gostar de estudar e ler muito, e se escolher cirurgia como especialização é preciso ter habilidade manual.

Especializações Possíveis:

São mais de 50 especializações, entre elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Cardiovascular, Fisiatria, Genética Clínica, Geriatria, Medicina Sanitária, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Angiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Urologista, Otorrinolaringologista, Pediatria, Tisiologia, Sexologia, Psiquiatria, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Ginecologia, Dermatologia.

Microbiologia e Imunologia

A UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - é a única Universidade a oferecê-lo. Surgiu da especialização em Ciências Biológicas. O graduado em Microbiologia e Imunologia vai atuar no mesmo segmento que os Biólogos, Biomédicos e Farmacêuticos , mas num campo mais específico, voltado para a biotecnologia e engenharia genética. Atuam no estudo do funcionamento dos fungos, vírus e bactérias, além de órgãos de controle ambiental.

Curriculum Básico:

Química Geral, Química orgânica, Patologia, Virologia, Bioquímica Celular, Citologia, Microbiologia e Imunologia.

Aptidões Necessárias:

É preciso ter interesse em pesquisas, capacidade de concentração, exatidão, meticulosidade e boa memória.

Campos de Atuação:

Magistério, Indústria Alimentícia e de Bebidas. Laboratórios de Análises Clínicas, Órgãos de Controle Ambiental, Hospitais.

Nutrição

É a ciência que estuda as necessidades e os hábitos alimentares do corpo humano. O nutricionista planeja, organiza, controla regimes, administra a preparação e o consumo dos alimentos. É o responsável por coordenar e supervisionar os programas de nutrição, de educação alimentar e as de atividades de readaptação alimentar.

Curriculum Básico:

Noções de Economia, Noções de Estatística, Química,Psicologia,Biologia,Técnicas Dietéticas,Patologia,Ciência da Saúde Pública,Engenharia de Alimentos,Ciências Sociais.

Aptidões Desejáveis:

É preciso gostar de cozinhar, ter interesse em atividades científicas, capacidade de análise e numérica, além de ser sociável e facilidade em se comunicar.

Especializações Possíveis:

Saúde Pública, Administração, Ensino e Pesquisa.

Campos de Atuação:

Na área da Saúde Pública, Empresas Privadas, na consultoria técnica para empresas alimentícias, cozinhas industriais, Hospitais e Clínicas, Institutos de Pesquisa, Nutrição Esportiva, Escolas, Hotéis e Clubes.

Odontologia

É a ciência que estuda e trata de afecções bucais. Através de exames dos dentes, gengivas, bochechas, lábios e língua o Odontólogo elabora o diagnóstico de tratamento. Ele extrai e restaura dentes, faz a correção estética, limpeza e ensina como tratar da higiene bucal.

Curriculum Básico:

Anatomia, Histologia, Fisiologia, Farmacologia, Clínica Odontológica.

Aptidões Desejáveis:

É fundamental ter habilidade manual, coordenação motora. O exercício da profissão exige que seja meticuloso e tenha a atenção concentrada.

Especializações Possíveis:

Cirurgia, Endodontia, Dentística restauradora, Odontopediatria, Ortodontia, Patologia Bucal,Peridontia, Prótese, Radiologia, Clínica Geral, Implantodontia.

Campos de Atuação:

Consultórios particulares, Hospitais Públicos, Sindicatos e Associações de Classes.

Terapia Ocupacional

Este profissional trata das pessoas que têem ou estejam com dificuldades de adaptação social, problemas mentais, emocionais e ou problemas físicos. Através de exercícios físicos, jogos pedagógicos e lúdicos desenvolve exercícios físicos que auxiliem no tratamento. Desenvolve atividades sensoriais.

Curriculum Básico:

Fundamentos de Sociologia, Fisiologia.

Aptidões Desejáveis:

É preciso ter sensibilidade, paciência, equilíbrio emocional, habilidade para lidar com pessoas e criatividade.

Especializações Possíveis:

Organizacional, Geriatria, Saúde Pública , Psiquiatria, Recuperação Física e Educacional.

Campos de Atuação:

Clínicas, Asilos, Hospitais,Penitenciárias e Centros de Saúde.